Secretaria da Cultura de Osasco, juntamente com os cineclubistas da cidade apoiados pelo Centro Cineclubista de São Paulo, lançará no próximo dia 30 de abril a segunda edição do Cine Debate, a primeira realizada pela Secretaria e que passará a fazer parte do calendário mensal de atividades culturais da cidade.
A primeira edição do Cine Debate ocorreu em fevereiro último, com a exibição do documentário “Utopia e Barbárie” do diretor Silvio Tendler que também esteve presente ao evento.
Nesta segunda edição a temática será sobre “Memória”, como início dos trabalhos a serem desenvolvidos acerca do Projeto Osasco 50 Anos que discorre sobre o resgate e valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade. Memória esta que é a própria expressão da identidade de Osasco.
Serão exibidos dois curtas-metragens, com a presença de seus respectivos diretores e dois debatedores especialistas no tema:

Filme: “Fogo que aquece a memória” - Documentário/ficção, 17 min. Cor, Diadema, SP, 2003.
Texto, Roteiro, Produção e Direção: Diogo Gomes dos Santos

Sinopse: Na noite de 02 para 03 de julho de 2003, um incêndio destruiu todo o acervo catalogado até 1997 do Centro de Memória de Diadema. O filme faz uma retrospectiva da história do Centro de Memória e registra a vontade de todos continuarem a construção da memória da cidade, como um direito da cidadania.

Filme: “Das Ruínas a Rexistência” – Documentário, 13', cor, 35mm, 2007
Roteiro: Bernardo Vorobow, Carlos Adriano | Diretor Fotográfico: Décio Pignatari, José Nania, Carlos Adriano | Montagem: Carlos Adriano  Produção: Bernardo Vorobow, Carlos Adriano

Sinopse: Montagem poética de dois filmes realizados nos anos 60 pelo poeta e pensador Décio Pignatari e que permaneceram inacabados, por isso nunca circularam. Entre 1961 e 1962, com a produção da Estrela Vermelha, empresa fundada por Pignatari e seu amigo José Nania, foram filmados, em 16mm, o documentário “Ruínas para o Futuro”, sobre a greve dos vidreiros de 1910 e a utopia operária, e a ficção “Ponto de Encontro”, uma história de amor passada entre os trilhos que ligam Osasco a São Paulo.
Na mesa, além dos dois diretores, Diogo Gomes e Carlos Adriano, contaremos com a presença do Sr. Absolon de Oliveira, historiador e coordenador do Centro de Memória de Diadema e da Professora Maria Cecília Martinez (Profa. Cíça), História do UNIFIEO.

Quando: Dia 30 de abril às 16h, no Espaço Cultural Grande Otelo, Rua Dimitri Sensaud de Lavaud, 100 - Vila Campesina ao lado da Prefeitura de Osasco. 




Nenhum comentário:

videos lunetim